domingo, 15 de abril de 2018

Sessões do Festival Literário Fronteira

     À semelhança de anos anteriores, o nosso agrupamento recebeu a visita de uma escritora e de um ilustrador, no âmbito do Festival Literário de Castelo Branco -Fronteira 2018.
para aceder à página oficial clique na imagem

     No dia 11, Maria João Lopes, jornalista do Público e autora de vários livros infantis, apresentou o seu trabalho junto das turmas de 3º, 4º e 5º anos das escolas de Alcains.

     De uma forma original, desmontou o processo de criação que a levou à escrita e sublinhou a importância de, a partir do que nos rodeia, dar espaço à imaginação para escrever histórias.


     No dia 12, o ilustrador Pedro Brito, falou aos jovens de 8º e 9º anos presentes, sobre o seu último trabalho, que se inspirou numa história de Abraão Vicente com Cabo Verde em pano de fundo, de onde regressou muito recentemente. 

     Com apresentação interativa, que nos permitiu verificar a arquitetura de design necessária a todo o processo de ilustração, Pedro Brito explicou a importância da colaboração entre o autor e o ilustrador, da pesquisa a efetuar a nível dos lugares, das pessoas, dos sons, dos cheiros e cores que se encontram, sobre o que se pode desenhar e das escolhas que se fazem no momento da edição de um livro.      

     Convidou ainda todos os presentes a visitar o seu site.


Apresentação de fotografias das sessões Aqui